NEFERTITI

| início | actualidades | o espectáculo | participantes | contactos | créditos |
  particiantes > indice > anterior > seguinte


Laurent Simões - video

 

 
 

Estudou na Escola de Artes António Arroio concluindo, em 1990, o curso de Imagem e Comunicação Audio Visuais. Desde 1996 é professor de Vídeo no Centro de Arte & Comunicação Visual, o ARCO.

Em 16 de Dezembro de 1997 criou, com um grupo de outros realizadores de vídeo, a AVANTI PT - Associação Vídeo, Artes e Novas Tecnologias Interactivas Portugal, da qual é presidente.

A maior parte do seu trabalho desenvolveu-se no âmbito da realização, em que se destacam: o documentário «Um Bairro Moderno», 1998 Betacam SP (7 min); um trabalho integrado no Programa "Novas Tendências" para o Departamento de Animação da EXPO`98 e um vídeo dedicado a José Afonso.

Foi distinguido com o Prémio no Festival Tom Vídeo na categoria «Mudam-se os Tempos Mudam-se as Vontades», organizado pela ACERT, em Tondela e o projecto vídeodança «Terra Plana», de Paulo Henrique, 1997 Betacam SP (20 min) foi seleccionado para a apresentação na Mostra Nacional de Jovens Criadores `97.

A sua actividade artística desenvolve-se igualmente no campo fotográfico e prossegue o seu trabalho com o cineasta Edgar Pêra como director de fotografia, tendo participado na curta metragem «Who is the Master?» (96), no filme «SWK4» (93), nos vídeos documentários «O Trabalho Liberta?» (92) - prémio Ensaio, do Festival Internacional de Filme de Arte (Paris, Dez. 93), Expo'98 (1991) e no documentário «A Cidade de Cassiano» (91), que obteve o prémio do Júri da Bienal Internacional do Filme de Arquitectura Urbanística do Ambiente, em Bordéus.

Em 1997 realiza debaixo de água o vídeo «Imersão» para a instalação vídeo de Sérgio Taborda e Luís Bragança Gil, integrado na exposição «Mediações» no Palácio das Galveias.

Trabalha com o coreógrafo Paulo Henrique, desde 1995, em direcção vídeo nos espectáculos de dança-multimédia, «Minimal Invasive» (98) , «De Agora em Diante» (96) e «Terra Plana» (95).